Em Brasília, Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente eleito uruguaio, Tabaré Vázquez

O presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, visitou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, nesta sexta-feira.

Discípulo do ex-presidente José “Pepe” Mujica, Orsi será o chefe de um governo de esquerda que volta a comandar o país vizinho após cinco anos de mandato de Luis Lacalle Pou, de direita, que não conseguiu eleger o sucessor, Álvaro Delgado. O segundo turno das eleições ocorreu no último domingo.

Uma das democracias mais estáveis da América Latina, o Uruguai não enfrentou turbulências no processo eleitoral. Orsi disse a Lula que Lacalle Pou agradeceu ao presidente brasileiro pela parceria, independente da orientação política do governo. Em resposta, Lula disse que sempre teve boa relação com os presidentes uruguaios, como Mujica e Tabaré Vázquez, também de esquerda.

A pauta do encontro entre Lula e Orsi debateu as relações entre os dois países e também o acordo – ainda pendente – entre Mercosul e União Europeia. “Somos otimistas como Mercosul e como região na possibilidade de estreitar laços com outras regiões e, fundamentalmente, com a Europa”, afirmou o uruguaio a jornalistas na saída da reunião.

Os dois devem voltar a se encontrar na próxima semana, desta vez, no Uruguai. Lula viajará ao país para a Cúpula do Mercosul, que acontece na quinta e sexta-feira, dias 5 e 6.

Artigo Anterior

Ministro da Justiça e figuras do governo brasileiro embarcam em viagem diplomática à Ucrânia, apesar da crise bélica

Próximo Artigo

Índice de desemprego histórico confirma que o bem-estar popular é o objetivo principal do governo Lula, sustentam líderes do PT

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!