Lei que estabelece piso salarial para agentes de saúde e de endemias é aprovada em comissão de prefeitos

Na quarta-feira (27/11), a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, em Brasília, o projeto de lei (PL 2113/2022), de autoria do deputado Zé Neto (PT-BA), que obriga gestores a cumprir o pagamento do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. Se descumprido, os gestores municipais, estaduais e do Distrito Federal responderão por crime de responsabilidade, além de sanções penais.

“São quase 32 anos acompanhando essa categoria e trabalhando pela garantia dos direitos desses profissionais, que são a porta de entrada da atenção básica à saúde. Vamos seguir juntos para buscar o avanço deste projeto, que, inclusive, visa garantir agilidade no processo da aposentadoria e da realização de concurso público para substituição de vagas”, comemorou o parlamentar.

Leia Mais: Zé Neto destaca na Câmara lançamento do projeto de lei Bahia Pela Paz

Conquistas

O cumprimento do PL 2113/2022, que tem como relator o deputado Jorge Solla, também assegura aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias estabilidade financeira, valorização e atração de novos profissionais, garantia de condições de trabalho e agilidade no processo de aposentadoria, com subsequente reposição de vagas e continuidade e eficácia do serviço prestado.

Com aprovação na Comissão de Saúde, o PL, que tem caráter terminativo, segue para aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, e depois para análise direta do Senado Federal.

“Temos duas caminhadas importantes ao lado desta categoria nos próximos dois meses: a garantia definitiva de orçamento e também que tenhamos o cumprimento claro do pagamento do piso”, concluiu Zé Neto.

Assessoria de Comunicação deputado Zé Neto

Artigo Anterior

Indiciamento de Bolsonaro por golpe foi fundado em lei elaborada por parlamentares do Partido dos Trabalhadores

Próximo Artigo

Parlamento reativa Comissão de Apoio às Organizações da Sociedade Civil para promover direitos e políticas públicas sociais

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!