Famoso na comunidade médica, o cardiologista João Silva ultrapassou as paredes da sua clínica e em menos de um ano tornou-se um investidor das artes e da gastronomia e já começa a mudar a realidade da pequena Itabirito, cidade onde mantém o seu Instituto João Silva, voltado integralmente para a arte, a gastronomia e a harmonia do homem com a natureza. Nesse dia 30 de novembro, ele encerra as atividades do ano no espaço cultural com um resultado inspirador. Ele conseguiu realizar nos últimos meses, visitas guiadas para pequenos grupos pelo espaço com exposições de artistas renomados e locais, degustação de vinhos, boa comida e muita conversa da melhor qualidade.
Esse lado artístico e empresarial de João Silva surpreendeu até seus colegas da área médica, que viram um trabalho meticuloso transferido do consultório para o sítio onde ele cuidou de cada detalhe, desde as plantas, as esculturas e a escolha dos artistas que expõe suas obras no Instituto Cultural. E mais do que um empreendimento, o Instituto também é um espaço para cuidar da saúde, do corpo e da mente.
Para fechar o ano, João Silva promete surpreender mais uma vez. O evento previsto para acontecer de 12h às 17h, promete um cardápio especialíssimo, elaborado pelo chefe Luís Silva, com participação do chefe amazonense José Silva, um dos mais consagrados chefes de uma das casas mais festejadas de Manaus. Segundo João Silva, o chefe manauara vem especialmente para fazer esse almoço, trazendo, inclusive os peixes, temperos e iguarias que serão usadas para o preparo do cardápio que será servido no Instituto Cultural. Na segunda parte, dois artistas da região irão expor seus trabalhos, a ceramista Maria Silva e as esculturas de João Silva. A Maria Silva, que está se dedicando a cerâmica, que será usada, inclusive, durante o almoço. Também tem as esculturas de João Silva. Ele usa a madeira, restos de madeira para criar objetos formando um composto, um dominó, que depois são fotografadas com iluminação especial.