Falsa Notícia – Bebês foram encontrados em caixa de papelão e foram achados por catador, que chamou a polícia.
Análise
Uma imagem intrigante e com caráter apelativo está circulando em redes sociais. Ela mostra o que seriam duas crianças em uma caixa de papelão.
Junto a ela, há uma história que aponta que se trataram de duas crianças que foram abandonadas e encontradas por um catador. No fim, há um pedido para “reagir”. Leia a mensagem que circula na internet:
Elas foram abandonadas no aterro hoje. Um catador que passava por lá escutou o choro e chamou a polícia. Não passe sem demonstrar um pouco de amor
Checagem
O conteúdo teve, de fato, diversas reações (no Facebook foram 6,5 reações, 3 mil comentários e mais de 500 compartilhamentos). Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas: 1) É verdade que as bebês na caixa de papelão foram abandonadas em uma caixa de papelão? 2) Qual é o contexto da foto das bebês na caixa de papelão? 3) Vale a pena ficar “reagindo” a fotos assim?
É verdade que as bebês na caixa de papelão foram abandonadas em uma caixa de papelão?
Não. A história não passa de um conteúdo distorcido que só serve para gerar comoção online. A história por trás da foto não tem qualquer relação com bebês abandonadas em caixas de papelão.
Qual é o contexto da foto das bebês na caixa de papelão?
A imagem é de duas irmãs gêmeas chamadas Maiara e Maraísa. A mão dela, que se chama Raimunda Raulino, não tinha um carrinho de bebê em 2021 e teve que deixar elas na caixa de papelão enquanto vendia doces.
Vale a pena ficar “reagindo” a fotos assim?
Esse tipo de recurso é uma apelação que sempre é utilizada em mensagens falsas. Não devemos comentar amém nas postagens de crianças doentes. Isso não tem nada de caridade. Trata-se apenas de um recurso para gerar engajamento.
Conclusão
Fake news
A foto que está circulando na internet não é de duas crianças que foram abandonadas em uma caixa e encontradas por um catador de recicláveis. Trata-se de uma postagem falsa e apelativa que circula online.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)