A Netflix realizou uma ação de marketing que não deu certo no Metrô de São Paulo para promover a série Senna, gerando tumulto, pânico e ferimentos. A intervenção ocorreu no túnel que conecta as linhas Verde e Amarela e simulava sons de um autódromo com efeitos visuais de luzes coloridas.
Muitos passageiros confundiram os sons altos e as luzes vermelhas com um possível tiroteio ou situação de emergência, desencadeando correria e confusão. Uma pessoa foi pisoteada e precisou de atendimento médico.
O incidente rapidamente chamou a atenção de internautas. Uma usuária questionou no Twitter se havia ocorrido um tiroteio na linha amarela do metrô em São Paulo.
Ontem, a @gabysz_b estava gravando a divulgação da Netflix do filme Senna disponível na transferência entre as estações Consolação, Linha 2 Verde e Paulista na Linha 4 Amarela do Metrô e foi surpreendida pela correria.
— São Paulo Sobre Trilhos (@spsobretrilhos) November 28, 2024
Nos comentários, outros usuários esclareceram que a confusão se tratava de uma ação de marketing da Netflix. Uma das vítimas do tumulto publicou um vídeo relatando sua experiência de pânico durante a baldeação.
A jornalista Carolina Costa compartilhou nas redes sociais detalhes do episódio que vivenciou. Segundo ela, o ambiente criado pela ação incluía luzes vermelhas, amarelas e verdes, além de sons altos simulando corridas de carros.
Carolina afirmou que tentou se segurar, mas não conseguiu: Eu ainda tentei me segurar, mas como é um túnel, as paredes são curvas, eu não consegui. E aí um moço caiu em cima de mim.
A série Senna, estrelada por Gabriel Leone no papel do piloto Ayrton Senna (1960-1994), é um dos grandes lançamentos nacionais da Netflix. A produção estreia oficialmente nesta sexta-feira (29) na plataforma de streaming.
@eucarocarolina 🚨 Netflix, desative essa experiência sensorial horrível do metrô de São Paulo!🚨#marketing #netflix #senna #sennasempre #metro #metrô @Netflix @Metrô de São Paulo