O radialista Bruno Saldanha voltou aos holofotes após desafiar publicamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Investigado por incitar atos contra o Estado Democrático de Direito, Saldanha divulgou um vídeo em que quebra sua tornozeleira eletrônica, xinga o magistrado e afirma que Moraes deveria “enfiar a tornozeleira eletrônica no cu”.
Após o episódio, o Supremo, em ordem assinada por Moraes, expediu um mandado de prisão preventiva do bolsonarista por repetidas violações às medidas cautelares impostas a ele. Desde janeiro de 2023, o radialista estava em liberdade sob condições restritivas, como o uso do dispositivo eletrônico e a proibição de deixar Governador Valadares, no interior de Minas Gerais.
Segundo o processo, Saldanha teria descumprido essas determinações várias vezes. O sinal da tornozeleira foi perdido em diversas ocasiões, e ele também teria saído do perímetro autorizado. Esses episódios motivaram Moraes a solicitar a prisão preventiva em 24 de novembro.
No vídeo divulgado nas redes sociais, Saldanha aparece segurando a tornozeleira quebrada e afirma que o dispositivo estaria “cozinhando” sua perna. Ele dirige insultos diretos ao ministro, chamando-o de “safado” e declarando que o Estado de Direito seria “o cu” do magistrado.
“Você deveria criar vergonha na cara e aprender a virar homem, rapaz. […] O senhor pega essa tornozeleira, abre seu cu e enfia dentro, rapaz”, declarou Saldanha, com tom desafiador.
▶️ Radialista quebra tornozeleira e xinga Moraes: “Enfia no cu”
Bruno Saldanha chegou a ser preso por suspeita de participação nos atos de 8/1 e estava sob monitoramento de tornozeleira eletrônica
Leia na coluna Na Mira, de @mirelle_ap e @carone: https://t.co/gOLUmWgSLQ pic.twitter.com/fH0f6AWfvH
— Metrópoles (@Metropoles) November 27, 2024
Quem é Bruno Saldanha?
Natural de Carlos Chagas, também no interior mineiro, Saldanha se apresenta como locutor, apresentador e organizador de shows e eventos. Ele também se identifica como membro da “bancada da bala” e figura de direita. Em 2022, disputou uma vaga como deputado federal por Minas Gerais pelo PSC, mas não foi eleito.
De acordo com o STF, Saldanha utilizava suas redes sociais para incitar violência e atos antidemocráticos, incluindo mensagens que sugeriam ações armadas em Brasília. Preso em janeiro de 2023, ele foi liberado no final do mesmo mês com a condição de cumprir medidas cautelares, todas descumpridas, segundo o processo.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line