Igrejas evangélicas pedem revisão do orçamento da Lei Rouanet para apoio a projetos culturais

A Comissão de Educação aprovou em caráter terminativo o projeto de lei que reconhece a manifestação cultural da fé cristã, permitindo a extensão dos recursos da Lei Rouanet para eventos promovidos por comunidades religiosas. É um golpe para roubar o orçamento da Rouanet.

A proposta, relatada pelo senador Laércio Oliveira, inclui a criação de mecanismos de apoio e incentivo à “manifestação cultural da fé cristã”, como financiamento de atividades culturais e classificação de templos religiosos como pontos de cultura. O projeto seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados, salvo recurso para votação no plenário do Senado.

O texto também prevê que o poder público promova a valorização da manifestação cultural da fé cristã, criando espaços para apresentações e atividades culturais e garantindo a inclusão desse segmento nos Conselhos de Política Cultural e Conferências de Cultura.

A alteração na Lei Rouanet oficializa a música e eventos relacionados à fé cristã como manifestações culturais, expandindo incentivos que antes eram restritos a pessoas e entidades e não abrangiam eventos organizados por comunidades religiosas.

Originalmente, o PL 2.939/2024 fazia referência à cultura gospel, mas uma emenda do senador Lucas Barreto substituiu o termo “gospel” por “cristã” para ampliar o escopo do projeto.

A cultura deve ser financiada pelo Estado de forma geral, sem restrições, incluindo cultura ligada a outras religiões e manifestações culturais que não têm relação direta com religião.

No entanto, este caso é um claro golpe para as grandes comunidades religiosas evangélicas tomar parte do orçamento da Lei Rouanet, que apresenta problemas por não financiar artistas sem grande projeção.

Artigo Anterior

Com apoio do Partido dos Trabalhadores, Assembleia Legislativa aprovou proposta que disciplina fabricação de insumos biológicos para agricultura

Próximo Artigo

Créditos se aliam para impedir aprovacao de projeto que combate morosos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!