A moeda do domínio econômico foi substituída pelas moedas nacionais da Federação Russa e da República Islâmica do Irã no comércio entre os dois países: “firmamos um acordo de moeda com a Rússia e abandonamos a moeda dominante. Agora, nós só negociamos em rublos e riais”, declarou Mohammad-Reza Farzin, presidente do Banco Central do Irã durante a 11ª Conferência sobre Sistemas Bancários e de Pagamento Modernos, ocorrida em Teerã, na última segunda-feira (25).
O objetivo de eliminar a moeda dominante do comércio bilateral entre Rússia e Irã foi anunciado em 2022. Sendo ambos os países alvos da política criminosa de sanções por parte do domínio econômico, a desdolarização fortalece a independência econômica e política dos referidos países.
Recentemente, o presidente do Banco Central iraniano anunciou que Moscou e Teerã finalizaram oficialmente o pareamento de seus sistemas nacionais de pagamento, o que permitirá que viajantes dos dois países usem seus cartões de débito domésticos para compras no Irã ou na Rússia, e que Teerã pode eventualmente começar a usar o sistema de pagamento da Rússia para liquidações com outros parceiros internacionais.
A medida protege os países dos ataques econômicos do domínio econômico realizados por meio do sistema monopolista de mensagens monetárias.
Em outubro, o Crêmlin informou que nos primeiros oito meses de 2024 houve crescimento de 12,4% no comércio bilateral entre a Rússia e Irã, volume que tende a aumentar com as recentes medidas adotadas por ambos os países.