O pianista, cantor e compositor João Ventura e o duo formado pelo flautista Rafael Beck e o pianista Felipe Montanaro estarão juntos pela primeira vez, no palco do Teatro Sabesp Frei Caneca, no dia 27 de novembro, às 21 horas. A noite será de muita improvisação, Bossa Nova e Contrapontos.
Os espetáculos serão baseados no disco de estreia do duo, Fantasia Brasil, que reúne um repertório de composições próprias e canções de grandes artistas da música brasileira como Tom Jobim, Djavan, Hermeto Pascoal, entre outros, e também do projeto Contraponto, que João Ventura mistura grandes sucessos populares com peças eruditas.
SOBRE JOÃO VENTURA
Foi durante sua trajetória com o projeto CONTRAPONTO, em uma apresentação em Portugal, que Madonna o convidou para tocar no Metropolitan em NY. Para a ocasião, a musa do pop encomendou dois contrapontos a João, um com a canção Let it Be (Paul McCartney), que João mesclou com a Ave Maria (C. Gounod) e o outro, com a canção Hallelujah (L. Cohen), misturada a Pour Elise (L. V. Beethoven). A parceria, que também virou amizade, continua, e em breve, os dois artistas estarão juntos em outro projeto.
Em 2022, o músico lançou João Mello & João Ventura – A Bossa do Brasil, álbum de oito faixas, sendo que seis são cantadas por João Mello (1921 – 2010), em LPs gravados nas décadas de 1950 e 1960; e duas canções no formato piano e voz, interpretadas por João Ventura. Com a ajuda da tecnologia e através da produção de Alê Siqueira, extraiu-se a voz de João Mello além de outros instrumentos da gravação original dos LPs (executados pelo lendário Tamba Trio). A partir disso, foi possível o encontro das vozes do avô e do neto, que fazem duetos em seis das oito faixas.
Nascido em família de artistas, começou a estudar música erudita aos nove anos. Cursou o bacharelado em piano pela UFBA, onde também fez o mestrado. Finalizou o doutorado em artes musicais pela UNL, Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.
SOBRE O DUO RAFAEL BECK E FELIPE MONTANARO
Os jovens músicos se conheceram em janeiro de 2023 e encontraram em comum a paixão pela música instrumental e referências de artistas como Hermeto Pascoal, Cesar Camargo Mariano, Egberto Gismonti, entre outros.
Rafael Beck, com 24 anos, gravou seu primeiro CD aos sete anos, com um repertório que ia de Tom Jobim a Beatles, passando por Dorival Caymmi e Pixinguinha. Dos onze aos dezessete anos, cursou a Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP – Tom Jobim, ingressando em seguida na Faculdade Souza Lima, em São Paulo, onde em 2022 concluiu o curso e se formou Bacharel em música. Em 2017, junto com o violonista Rafael Schmidt, lançou pela gravadora Galeão, um CD em homenagem ao flautista Altamiro Carrilho, com um repertório autoral deste grande flautista.
Felipe Montanaro, com 19 anos, é um multi-instrumentista, compositor e arranjador nascido em São Paulo. Iniciou na música aos oito anos com teclado e, ao longo de mais de 10 anos, estudou piano, acordeon, contrabaixo, violão e guitarra, com foco principal no piano. Em 2018, já morando em Bragança Paulista, começou a estudar jazz e música brasileira e durante a pandemia, teve aulas com Itiberê Zwarg, participou de oficinas e fez cursos online, incluindo um na Juilliard School e outro com André Marques. Também teve aulas de acordeon com Toninho Ferragutti. Felipe também integra o Trio Maniva, com o qual lançou o álbum “Vol. 1”, e toca na banda da cantora Fernanda Ouro.
SERVIÇO: João Ventura e duo Rafael Beck e Felipe Montanaro
Data e horário: 27 de novembro, às 21 horas
Local: Teatro Sabesp Frei Caneca – Rua Frei Caneca – 569 – Consolação – São Paulo – SP
Preços: a partir de R$ 19
Ingressos: https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/joao-ventura-rafael-beck-e-felipe-montanaro-13727