A Rússia lançou o maior ataque de drones contra a Ucrânia desde o início da guerra em 2022, durante madrugada desta terça-feira (26), segundo o relato de autoridades ucranianas.
A força aérea da Ucrânia informou que dos 188 drones usados durante a noite, 76 foram abatidos e cinco seguiram em direção à Bielorrússia. “O inimigo lançou um número recorde de UAVs de ataque Shahed e drones não identificados”, afirmou, em comunicado.
“Infelizmente, houve ataques a instalações críticas de infraestrutura, e prédios privados e de apartamentos foram danificados em várias regiões devido ao ataque massivo de drones”, diz a declaração, acrescentando que nenhuma vítima foi relatada.
Há relatos que a ofensiva danificou a rede elétrica de Ternopil, o que levou ao corte de energia, de cerca de 70% da região, que fica no oeste da Ucrânia. O fornecimento de água e calor também foram afetados.
“As consequências são ruins porque a instalação foi significativamente afetada e isso terá impacto no fornecimento de energia de toda a região por um longo tempo”, disse o governador Vyacheslav Nehoda.
As forças russas também atacaram a capital Kiev. A administração militar da cidade disse que a defesa aérea destruiu mais de 10 drones e os destroços danificaram quatro residências particulares, dois prédios, duas garagens e um carro no entorno da capital.
Consequências do ataque:
Leia também: