A LSR, corrente interna do PSOL, e o PCBR decidiram apoiar a candidatura de Nando Poeta, do PSTU, à Prefeitura de Natal. Para o PSTU, essa decisão é um marco importante na defesa da independência da classe trabalhadora frente aos partidos burgueses e às organizações reformistas, além de fortalecer a luta contra a extrema-direita. O apoio ao PSTU reflete um rompimento claro com o PT, partido que, em Natal, aliou-se a setores burgueses como o MDB e, nacionalmente, fez alianças com o PL de Bolsonaro.
Esse respaldo da LSR e do PCBR à candidatura de Nando Poeta reforça a consciência de classe, e o PSTU acredita que, junto a essas organizações, será possível construir uma campanha que defenda um programa socialista para os trabalhadores e a juventude explorada. O PSTU valoriza esse apoio e está aberto a ouvir opiniões e sugestões, inclusive críticas, por parte dessas organizações. Esperamos que se incorporem ativamente à campanha, fortalecendo ainda mais a luta pelo socialismo.
Por outro lado, a direção majoritária do PSOL tomou um caminho diferente, optando por apoiar a candidatura de Natália Bonavides, do PT, após rejeitar uma candidatura própria, apesar de intensa disputa interna. Lamentavelmente, os setores dirigentes derrotados, inclusive algumas candidaturas à Câmara Municipal, que antes resistiam à capitulação ao PT, acabaram cedendo à imposição da candidatura petista.
Ainda assim, esperamos que os militantes revolucionários do PSOL se mantenham firmes na defesa da independência de classe, rejeitem essa aliança oportunista com a burguesia e apoiem a única candidatura socialista que, de fato, representa os interesses da classe trabalhadora nesta eleição.
Leia também!
Por que votar 16 nestas eleições