Já faz 25 dias que começaram as campanhas eleitorais municipais em todo país e por incrível que possa parecer o Partido da Causa Operária (PCO) segue sem receber o fundo eleitoral.
Com cerca de 170 candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral o partido e as candidaturas estão sendo extremamente prejudicados, pois a falta desse dinheiro para o PCO – que já não possui fundo partidário – trava virulentamente toda a campanha.
Um partido independente, com candidatos operários e que não coliga com partidos da burguesia, que não tem financiamento de empresários e milionários como os outros, dependem significativamente do fundo eleitoral para colocar materiais gráficos e de campanha nas ruas para que a população possa ter o direito de conhecer nossas propostas e nossos candidatos.
Apesar de vários pedidos de liberação do fundo eleitoral, inclusive enviando pessoas ligadas ao setor jurídico do partido para Brasília na tentativa de uma resolução urgente sobre a situação, o TSE segue sentado em cima do dinheiro e não há nada que possa garantir que será liberado antes do final do processo eleitoral.
Mesmo diante de todo esse ataque contra o PCO, um partido de luta não deve e não abaixará a cabeça para mais essa perseguição da burguesia. Está mais do que claro que se trata de uma tentativa de esconder e calar o PCO, o que não vai acontecer.
Para manter as atividades políticas, o PCO lançou uma campanha de arrecadação financeira que tem permitido a impressão de alguns materiais e levada adiante algum tipo de campanha nas ruas. Tudo isso graças à contribuição de militantes, filiados e simpatizantes do partido. Essa arrecadação de recursos, em certo nível, faz com que a campanha do partido possa dar um drible nesses sabotadores do TSE.
As formas de ajudar o PCO neste momento são as seguintes: a primeira e principal é contribuir diretamente com a vaquinha. A segunda é se juntar às panfletagens e distribuição de materiais que está sendo feita, fazendo também a campanha financeira no corpo-a-corpo. A terceira forma é por meio de ligações para contatos, solicitando que contribuições com a campanha do PCO. Todos podem participar de todas essas atividades.
Não se trata apenas de uma simples campanha financeira para produção de materiais eleitorais e do programa do partido. É também um enfrentamento contra a burguesia e a burocracia judicial, uma atitude política e militante de todos aqueles que desejam um regime político mais democrático e livre da perseguição política É preciso derrotar essa atitude completamente absurda do TSE, antes que essa ditadura avance ainda mais sobre toda a esquerda.