A candidata a vereadora na capital paulista Amanda Paschoal (PSOL) notificou extrajudicialmente a Meta, nesta quinta-feira, devido ao fato de o Instagram sugerir emojis ligados à campanha de Pablo Marçal (PRTB).
Recomendações do número 28 e da letra “M” aparecem para usuários mesmo em publicações de adversários do ex-coach na disputa pela prefeitura de São Paulo, como Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB).
“Independentemente de se tratar de um erro ou de uma ação deliberada, seja dos responsáveis pela plataforma ou de usuários que tenham manipulado o algoritmo para induzir tais sugestões, o resultado é o favorecimento indevido de um candidato, prática essa expressamente vedada pela legislação eleitoral brasileira”, diz o documento de Paschoal.
A notificação pede que a Meta adote as “devidas correções” ou suspenda a função de sugestão de emojis no período eleitoral.
“O não atendimento a esta solicitação no prazo de 24 horas poderá resultar na abertura de um procedimento investigatório, que será encaminhado às autoridades competentes.”