Deputado representará Comissão de Direitos Humanos em diligência às terras indígenas no MS e PR.
Integrante da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados, o deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR) condena a violência dos ataques cometidos contra o grupo indígena Avá Guarani, que vive em Tekoa Yhovy, aldeia que fica no município de Guaíra (PR). Veneri irá a região entre os dias 11 e 13 de setembro como representante da Comissão, que fará uma diligência em Guaíra e Dourados, no Mato Grosso do Sul, onde há violação contínua dos direitos das comunidades indígenas, com perseguições, criminalização e mortes.
Os relatos dão conta de que na madrugada de 28/8 fazendeiros iniciaram um cerco na área com tiroteio, que levou seis indígenas para o hospital. Dois deles estão em estado grave. O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) descreve a ação como uma “caçada” em que são usadas armas de fogo que geram estilhaços e alvejam o que estiver ao redor.
Força Nacional
A Comissão de Direitos Humanos já solicitou ao Ministério da Justiça o envio da Força Nacional para Guaíra.
A Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira compreende os municípios de Guaíra, Altônia e Terra Roxa e os rios Paraná, Taturi, Ribeirão Tapera e a região da Volta Grande do Piquiri. Já os povos indígenas Guarani e Kaiowá estão concentrados no Mato Grosso do Sul, onde a disputa por território tem resultado em mortes e violência, da mesma forma que no Paraná.
As Terras Indígenas da região Oeste do Paraná são uma parte do território tradicionalmente ocupado pelos Avá-Guarani que sobreviveram ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Os povos indígenas foram expulsos durante a construção da Usina.
Comitiva
A comitiva que irá a Guaíra e a Dourados terá a participação de representantes do Cimi, Comissão Arns, Ministério dos Direitos Humanos e Comissão de Direitos Humanos da OAB do MS.
Imagem:
Assessoria de Comunicação deputado Tadeu Veneri