No dia 1º de julho, o Plano de Estabilização Econômica, conhecido como Plano Real, completou 30 anos. Implementado em 1994, o projeto tinha como objetivo principal controlar a inflação que afetava a economia brasileira desde a década de 1980. Em comemoração ao aniversário do Plano, o deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR) propôs uma sessão solene na Câmara dos Deputados, realizada nesta segunda-feira (27). A Fenafisco esteve presente na cerimônia, representada pelo diretor parlamentar, Celso Malhani, reconhecendo a importância histórica do Plano Real.
Criado no governo Itamar Franco pela equipe do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o plano foi dividido em 3 etapas. Na primeira os esforços foram concentrados no ajuste fiscal. Já na segunda etapa, a utilização da moeda escritural, a Unidade Real de Valor (URV) foi adotada. E na última fase destacou-se a implementação do novo padrão monetário de forma rápida e eficiente, disponibilizado no dia 1º de julho de 1994.
O plano foi responsável pela diminuição significativa dos preços, impactando positivamente na redução da desigualdade de renda, além de trazer solidez e eficiência em um ambiente de preço mais estável. Para o Deputado, a Reforma Tributária terá impacto semelhante ao do Plano Real “A reforma tributária é a reorganização da nossa economia, tenho a convicção de que o Brasil vai crescer por 50 anos a 6%, 7% ao ano”, afirmou Hauly.
Hauly foi um dos parlamentares que esteve à frente no processo de controle da inflação. Como vice-líder do governo Itamar Franco na Câmara, desempenhou um papel chave nas votações que permitiram a adoção da nova moeda.
Participaram da solenidade o deputado Jonas Donizette (PSB-SP); o ex-ministro Henrique Hargreaves, chefe da Casa Civil na gestão Itamar Franco; o economista Edmar Bacha, da equipe do Plano Real; e o ex-deputado Rubens Bueno (PR).
*Com informações da Câmara dos Deputados
Assista a Sessão Solene: