Lula destaca importância da Telebras como empresa pública em visita ao Cope-P

O presidente Lula esteve, nesta terça-feira (27), no Centro de Operações Espaciais Principal (Cope-P) da Telebras, em Brasília. Na oportunidade foi assinado um acordo para que a Telebras forneça conectividade às 409 agências do Ministério do Trabalho e Emprego.

O contrato de cinco anos é orçado em R$ 153 milhões, sendo que a estatal venceu a concorrência pelo menor valor apresentado. O salto de tecnologia que o Ministério terá vai possibilitar maior qualidade na oferta de serviços, com a ideia principal de redução nas filas do INSS.

O Cope-P é referência pela modernidade das instalações, com cinco estações localizadas em áreas militares no território nacional. Do local se opera e monitora o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (satélite 100% brasileiro que cobre todo o território nacional), além de atender outros satélites geoestacionários e de baixa orbita.

Leia mais:

Na oportunidade o presidente ressaltou a importância da Telebras para o país e disse que trabalha para retirá-la do plano de privatizações.

“Tem coisas que tem que ser inexoravelmente do Estado. É assim na Alemanha, é assim na França, é assim nos Estados Unido. Muita gente foi levada nesse país pela famosa teoria de que tem que abrir o mercado para todo mundo com importante livre acesso ao comércio … livre acesso ao comércio quando é para eles venderem o produto deles aqui dentro, quando é vender lá fora a gente sabe a dificuldade que é para vender a produção daqui. O que falta desse país é um mínimo de brio. Eu me orgulho de ser brasileiro e pensar um pouco nesse país. Pensar um pouco naquilo que o Estado pode oferecer para o bem-estar da sociedade. Se nós temos uma empresa com potencial desse, temos que explorar esse potencial. Se a gente pode ser o primeiro do mundo, vamos ser o primeiro. Mas se não for do mundo, que seja o primeiro e o mais qualificado aqui no Brasil”, afirmou Lula.

Leia mais:

Já a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos (PCdoB), destacou a integração da Telebras com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a Dataprev e o Serpro, união que tem solidificado os esforços do governo para um sistema de telecomunicações integrado e inovador.

“O desafio é essa integração, garantir que essas tecnologias tenham mais eficiência e eficácia. É um esforço de a gente colocar nossa capacidade instalada dos satélites que estão à disposição, mas com funções diferentes e com tecnologias diferentes”, disse.

Leia mais:

“Esse é o esforço que é preciso cada vez mais acontecer, de a gente colocar essa nossa capacidade instalada dos satélites que estão à disposição fazendo imageamento do Brasil, tanto de observação da terra, mas com funções diferentes e com tecnologias diferentes, para que a gente possa integrar e atingir os nossos objetivos. Seja de levar conectividade, seja de levar previsões meteorológicas, ou observar os usos da terra para garantir, portanto, que tecnologias tão avançadas estejam à disposição da inclusão e do povo brasileiro”, completou.

Luciana Santos, no Cope-P da Telebras. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Entre os presentes também estiveram os ministros Rui Costa (Casa Civil), Juscelino Filho (Comunicação), José Múcio (Defesa), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), além do Comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, e o presidente da Telebras, Frederico de Siqueiro Filho.

Veja como foi:

Artigo Anterior

Eleições 2024: aumento de 78% no registro de eleitores jovens abaixo de 18 anos

Próximo Artigo

Índice de preços ao consumidor apresenta lento crescimento em agosto, de acordo com dados do IBGE

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!