Paulistanos apresentam mais de 4,5 mil recursos contra inscrições de candidatos

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo registra, até esta terça-feira 27, 4.515 impugnações contra registros de candidatura a prefeito ou vereador no estado.

Entre as candidaturas impugnadas, 322 são de postulantes a prefeito, 128 a vice-prefeito e 4.065 a vereador. Na disputa pela prefeitura de São Paulo, há impugnações contra Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB) – no caso do deputado, um juiz eleitoral já rejeitou uma solicitação de liminar; no processo sobre o ex-coach, ainda não há decisão.

Impugnar um pedido de registro de candidatura significa contestá-lo oficialmente, mas a decisão é da Justiça: ou seja, a existência de uma impugnação no processo de registro não significa que o candidato em questão está impedido de disputar a eleição.

Ao julgar a solicitação de registro, o magistrado eleitoral analisa toda a documentação apresentada e as impugnações. Na sequência, decide se o candidato pode ou não concorrer.

No total, em São Paulo, 77.637 candidatos apresentaram pedido de registro.

Candidatos, partidos, federações, coligações e o Ministério Público podem apresentar impugnação, no prazo de cinco dias, contados da publicação do edital relativo ao pedido de registro no Diário de Justiça Eletrônico.

Artigo Anterior

Relatório da ONU prevê que o mar possa engolir cidades do Rio de Janeiro até 2050

Próximo Artigo

Administração Lula decide não apoiar escolha do novo líder da Câmara Federal

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!