O presidente Lula se encontra com a deputada Marina e representantes do Ibama para discutir ações contra incêndios em São Paulo, Amazônia e Pantanal

O presidente Lula e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva — Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo

Neste domingo, 25, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniram com funcionários do Ibama em Brasília, em resposta ao agravamento dos incêndios no interior de São Paulo.

Durante o encontro, Lula abordou a persistência das queimadas. “Eu fui uma vez com a Marina (Silva, ministra do Meio Ambiente) em Roraima, no Amapá… a gente acaba de apagar o fogo, você vira as costas ele volta maior ainda. Aí, você apaga outra vez e ele volta outra vez”, falou.

Há registros de 21 cidades do interior paulista enfrentavam focos ativos de incêndios na manhã de domingo (25). O problema se intensificou nos últimos dias, levando o governo estadual a monitorar 46 municípios, que estão em alerta máximo para queimadas.

A fumaça dos incêndios em São Paulo chegou até Brasília, onde não chove há mais de 120 dias. Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a nuvem de fumaça que cobre a capital é resultado de queimadas que afetam não apenas São Paulo, mas também o Pantanal e a Amazônia. O aumento dos incêndios tem gerado preocupações significativas sobre a qualidade do ar e a saúde pública na região.

Um balanço divulgado pelos bombeiros revelou que, de janeiro até meados deste mês, o Distrito Federal registrou 4.073 ocorrências de incêndios, um aumento de 24 casos em relação ao ano anterior. Os incêndios consumiram 8.893 hectares, o equivalente a quase 9 mil campos de futebol, refletindo a gravidade da situação.

Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama, afirmou que solicitou à Polícia Federal a investigação dos incêndios no país. Ele destacou que a maioria dos focos é criminosa, incluindo os registrados em São Paulo, e mencionou uma possível coordenação dos incêndios devido ao fato de que muitos começaram praticamente ao mesmo tempo.

Artigo Anterior

46 municípios em estado de alerta após intensa temporada de incêndios em São Paulo

Próximo Artigo

No Brasil, mercado de fusões e aquisições registra aumento no primeiro semestre, desafiantendo tendência internacional

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!