Queimadas em SP levam a alta de 60% dos atendimentos nas UPA’s de Ribeirão Preto. Imagem: Reprodução.

As queimadas que ocorreram no último sábado (24), no interior de São Paulo, e fizeram com que o governo de São Paulo decretasse situação de emergência em 45 cidades devido à quantidade devastadora de incêndios florestais registradas nos últimos dias, levaram a uma alta de 60% dos atendimentos nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) de Ribeirão Preto neste sábado (24).

As fuligens, fumaça, tempo seco e baixa umidade relativa do ar presente no cenário podem agravar condições respiratórias como asma e bronquite, além de também afetar pessoas que não têm problemas respiratórios crônicos. A fuligem, que contém substâncias tóxicas como monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio, irrita as vias respiratórias, reduz a função pulmonar e aumenta o risco de câncer de pulmão e doenças cardíacas. O tempo seco e a baixa umidade desidratam as vias aéreas, tornando-as mais suscetíveis a infecções e irritações, causando tosse seca e desconforto respiratório.

Confira abaixo como se proteger dos efeitos do ar seco e das consequências de inalar essas substâncias. Com informações da Folha de S.Paulo, que consultou Luiz Renato Alves, pneumologista, e Jane Cristina, secretária da Saúde de Ribeirão Preto.

Como as queimadas e o ar seco afetam a saúde?

Partículas finas e gases poluentes irritam as vias respiratórias, enquanto a baixa umidade resseca e agrava condições respiratórias como asma e bronquite.

Por que as mucosas nasais são as mais afetadas?

Elas umedecem e filtram o ar. A baixa umidade e a poluição fazem com que percam líquido, permitindo que mais poluentes cheguem aos pulmões e causem inflamação.

Os danos pioram com o tempo de exposição?

Sim, quanto mais tempo exposto, pior o quadro de saúde, embora alterações agudas possam ocorrer após apenas um dia de exposição intensa.

Como minimizar o desconforto do ar seco e poluído?

Hidrate-se bem, use soro fisiológico para lavar as mucosas nasais e umidificadores de ar. O umidificador pode ser usado durante o dia, mas deve ser mantido limpo para evitar mofo.

O soro fisiológico é recomendado?

Sim, é eficaz para hidratar as mucosas e remover sujeiras.

Máscaras ajudam?

Sim, elas criam uma barreira contra poluentes, especialmente material particulado das queimadas.

A nebulização é indicada?

A nebulização com soro fisiológico pode umedecer as vias aéreas, mas para quem tem doenças respiratórias, pode causar irritação se usada excessivamente. É mais recomendável a lavagem nasal e hidratação.

E o uso de ar-condicionado?

O ar-condicionado retira umidade do ar. Combine-o com um umidificador ou use medidas caseiras como toalhas molhadas nas janelas e baldes de água para ajudar.

Devo deixar a casa aberta ou fechada em situações de muita fumaça?

Mantenha a casa fechada para evitar a entrada de poluentes.

Pessoas com problemas respiratórios crônicos precisam de cuidados adicionais?

Sim, essas pessoas devem seguir medidas de hidratação e lavagem nasal constantes, e manter o tratamento regular para suas condições.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 25/08/2024