Primeiro mês de operação do Voa Brasil: balanço inicial

Oito mil passagens aéreas foram vendidas a 200 reais para aposentados do INSS nos últimos 30 dias no âmbito do programa Voa Brasil. O resultado do primeiro mês de funcionamento da iniciativa foi divulgado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

De acordo com a pasta, os destinos mais procurados pelos aposentados que compraram as passagens foram as capitais do Nordeste. A cidade mais visitada foi Natal, seguida por Recife, Fortaleza, Salvador, João Pessoa e São Luís.

A maior parte das viagens teve origem em São Paulo, nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas. O Galeão, no Rio de Janeiro, também foi origem de boa parte das viagens.

No lançamento do programa, o governo federal citou a expectativa da venda de até 3 milhões de passagens aéreas por 200 reais. Por enquanto, apenas aposentados do INSS podem acessar o programa.

Cada beneficiário terá direito a dois bilhetes aéreos por ano. A princípio, a lista abrange um universo de 23,3 milhões de pessoas.

A compra deverá ocorrer pelo site gov.br/voabrasil, com a conta Gov.br. Será necessário ter uma conta nível prata ou ouro (quem tiver uma conta bronze deverá fazer o upgrade, incluindo dados pessoais e reconhecimento facial).

Em 2025, uma segunda fase da iniciativa deve ser lançada. A ideia é expandir o Voa Brasil para estudantes inscritos no ProUni e no Pronatec.

O Voa Brasil foi anunciado no início de 2023, durante a gestão de Márcio França à frente do Ministério de Portos e Aerportos. O atraso foi atribuído às dificuldades de formatação do programa, que não inclui subsídios governamentais.

A venda de passagens a preços mais baixos é possível por aproveitar a ociosidade das aeronaves das três principais companhias do Brasil, em especial na baixa temporada, comandado atualmente por Silvio Costa Filho.

Artigo Anterior

Economia de Israel enfrenta crise contínua

Próximo Artigo

Até o momento, não há sinais de que o estado do Rio Grande do Sul experimente inundações record em setembro de 2024

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!