Bancário receberá compensação ajustada com base no índice de juros Selic

O indexador será aplicado desde a data do ajuizamento da reclamação trabalhista 

Anteriormente, o entendimento do TST (Súmula 439) era de que os juros de mora das condenações por danos morais e materiais deveriam ser contados da data do ajuizamento da ação. No entanto, a correção monetária se daria a partir da decisão que arbitrou ou alterou os valores das condenações, ou seja, no momento em que o direito à verba indenizatória é reconhecido.

Atualização monetária

No julgamento do caso, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) havia estabelecido que o índice da correção monetária seria o IPCA-E, e a decisão foi mantida pela Sétima Turma do TST, em 2017. Para a Turma, não havia ofensa direta e literal à Constituição da República, única forma de cabimento de recurso de revista quando o processo está em fase de execução.

Em 2020, o STF firmou o entendimento vinculante de que os créditos trabalhistas devem ser corrigidos da mesma forma que as condenações cíveis: na fase pré-judicial, pelo IPCA-E, e, a partir do ajuizamento da ação, pela Selic. Ficou decidido, ainda, que, nos processos em fase de execução com débitos ainda não quitados e sem índice de correção definido, seguiriam esse precedente.

Taxa Selic

O relator dos embargos do banco à SDI-1, ministro Breno Medeiros, explicou que, com a decisão do STF, se o índice de correção não tiver sido definido na decisão definitiva, a taxa Selic passou a ser utilizada de forma geral tanto para a correção quanto para os juros de mora.

A decisão foi unânime.

Processo: E-RR-202-65.2011.5.04.0030

Guilherme Santos/CF, Secretaria de Comunicação Social do Tribunal Superior do Trabalho

Artigo Anterior

Requisito de lei no Supremo Tribunal Federal busca garantir direitos dos empregados diante do avanço da tecnologia

Próximo Artigo

Justiça impõe pena a patrão que insultou funcionária com comentário sexista

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!