A base aérea da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Geilenkirchen, Alemanha, aumentou seu nível de alerta de segurança após receber informações de inteligência sobre uma possível ameaça, anunciou o órgão nesta quinta-feira (22).
“Todos os funcionários essenciais que não estão em missão foram mandados para casa por precaução”, informou a base em um comunicado divulgado na rede social X, sem fornecer mais detalhes.
“A segurança de nosso pessoal é nossa principal prioridade. As operações continuam conforme planejado.”
Um porta-voz da base de Geilenkirchen explicou que o nível de ameaça foi elevado para Charlie, o segundo mais alto de quatro níveis, que indica “um incidente ocorrido ou informações de inteligência recebidas, sugerindo que uma ação terrorista contra organizações ou pessoal da Otan é altamente provável”.
Esta é a segunda vez que a base, que abriga a frota de aeronaves de vigilância AWACS, eleva seu nível de segurança. Na semana passada, houve um incidente em que uma base militar em Colônia foi temporariamente fechada enquanto as autoridades investigavam uma possível sabotagem no fornecimento de água.
No mesmo dia, a base em Geilenkirchen relatou uma tentativa de invasão, resultando em uma varredura completa das instalações.
Em relação à suposta sabotagem em Colônia, o setor militar alemão posteriormente informou que a água não havia sido contaminada, de acordo com os resultados das investigações.
A Otan já alertou anteriormente sobre possíveis atividades hostis da Rússia, incluindo sabotagem e ataques cibernéticos, enquanto os russos frequentemente acusam a organização de ameaçar sua segurança.
Autoridades de Defesa