Duelo de padrinhos
Surpreendentemente, São Paulo paga um alto preço em atraso e abandono, justamente por sua relevância política e econômica. Há mais de 20 anos, quem se elege na capital paulista, prefeito ou vereador, o faz somente para se tornar mais conhecido e disputar cargos estaduais ou federais. Não querem gerir, de fato, a cidade, nem a ela vincular a respectiva carreira política. Hoje, São Paulo é uma cidade paralisada por obras de fachada, deteriora-se embaixo de camadas de tinta branca. E o que vem pela frente? Mais confrontos nacionais, com São Paulo sendo mais uma vez usada a serviço de interesses alheios às suas demandas. Até quando?
Santiago Artur Wessner
Os candidatos que concorrem aos cargos de prefeito ou vereador serão menos convincentes pelas suas propostas do que pelo rótulo de “lulista” ou “bolsonarista” que carregarem? A conferir. Mas, pelo andar da carruagem, podemos arriscar a dizer que estas eleições municipais, em grande escala, não serão mais bem explicadas por Freud, mas por Mário de Andrade: “As pessoas não debatem conteúdo, apenas os rótulos”.
Williams Costa Cantanhede
À espera de Gonet
Enquanto a grande mídia não pressiona pela prisão de Bolsonaro, ele seguirá livre e solto, cometendo seus crimes sem restrições. Paulo Gonet tem de ser chamado à responsabilidade do cargo que ocupa. Se é medroso, peça para sair.
Meire Cleide Correia Santana
No reino da imoralidade
O professor Aldo Fornazieri dá o tom da provável manifestação do STF no caso: a independência dos poderes não é, nem nunca foi, absoluta, ainda mais se tratando de dinheiro público. Mas os aboletados nas cadeiras do Congresso fazem uma deliberada confusão com os termos para posar de vítimas da tal “ditadura do Supremo” e do dito “ativismo judiciário”, e continuar indo com sede à bolsa da viúva.
Cesar Augusto Hulsendeger
A vida na lona
Desde a invasão portuguesa, holandesa, espanhola e francesa, perpassando pela escravização e “abolição” da mesma, nunca tivemos direito a moradia. Quando não é privilégio, ela é mercadoria.
Anderson de Melo
Para quem pode
Não é medida higienista. É especulação imobiliária mesmo. Abaixam os preços para vender para os grandes, depois vêm com essas medidas.
Vinícius Moraes
Lobos na sala
Não é defendendo a direita ou a esquerda, mas os países europeus enfrentam hoje uma situação emblemática quanto ao processo de imigração, desenfreada e desqualificada. Isso tem gerado perda aquisitivo-financeira das classes médias. A saída da Inglaterra do Bloco Europeu evidencia esse problema crônico que assola a Europa nos últimos anos.
Wedderson H. Inácio
Na Rota da Seda?
Espero que, dentro desse projeto, esteja o retorno da industrialização no Brasil, fortalecendo a manufatura nacional. Não acho seguro nem interessante só exportar matéria-prima e agro. É necessário diversificar.
Bia Alcure