Um estudo do Instituto DataSenado, divulgado na quinta-feira, revela que 81% dos brasileiros acreditam que as notícias falsas podem influenciar diretamente o resultado das eleições municipais deste ano.
Apenas 11% dos entrevistados acreditam que a desinformação não terá impacto no pleito, enquanto 6% rechaçam essa possibilidade. Aqueles que não souberam ou não quiseram responder somam 2%.
Diante desse cenário, quase oito em cada dez brasileiros afirmam ser “muito importante” controlar as notícias falsas nas redes sociais para garantir uma competição justa. Por outro lado, 19% responderam ser “pouco ou nada importante” exercer esse controle.
O DataSenado, criado em 2004, tem a missão de acompanhar, por meio de pesquisas, enquetes e análises, a opinião pública brasileira sobre o Senado Federal, a atuação parlamentar e temas em discussão no Congresso Nacional.
O instituto ouviu mais de 21 mil pessoas de todo o Brasil entre 5 e 28 de junho deste ano. A sondagem, realizada através de ligações telefônicas, tem um nível de confiança de 95%.