Pablo Marçal em debate da Veja. Foto: reprodução

O engajamento digital de Pablo Marçal (PRTB) foi menor do que o habitual após o debate eleitoral promovido pela revista Veja, na última segunda-feira (19). Ele convidou o público inúmeras vezes para visitarem o seu perfil no Instagram durante o evento, mas a ausência dos principais candidatos à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e José Luiz Datena (PSDB), que boicotaram o debate, limitou seu alcance nas redes sociais.

De acordo com levantamento da Quaest, as menções a Marçal caíram drasticamente no debate, que contou com 600 mil visualizações no YouTube, muito abaixo dos números alcançados em debates anteriores.

No evento da Band, realizado no dia 8 de agosto, com média de audiência de 3,4 pontos na Grande São Paulo e 1,9 milhão de visualizações no YouTube, o influenciador foi mencionado 3,4 milhões de vezes. No segundo debate, transmitido pelo jornal O Estado de S. Paulo, Marçal teve 2,1 milhões de menções. Já no debate da Veja, o número despencou para 760 mil.

Felipe Nunes, cientista social e CEO da Quaest, explicou que a decisão estratégica de Boulos, Nunes e Datena de não comparecer ao debate visava justamente reduzir a exposição do coach bolsonarista.

Tabata Amaral, Nunes, Boulos, Datena e Marçal, os principais candidatos em SP. Foto: reprodução

“Eles estavam dando a Marçal uma oportunidade de visibilidade que só lhes prejudicou nesse começo de campanha. A dúvida que fica é se essa decisão não veio tarde demais, já que as ferramentas que medem engajamento e mobilização, como o IPD da Quaest, já mostram uma diferença significativa em favor de Marçal”, afirmou Nunes.

O debate na Veja, que teve a participação apenas de Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo), também resultou em uma queda no número de publicações e interações nas redes sociais de Marçal. No Instagram, as publicações caíram de 60 para 28, e no TikTok, de 33 para apenas 5, comparando com o debate promovido pelo Estado de S. Paulo.

A ausência dos adversários também refletiu na interação do público com as postagens do candidato do PRTB. Durante o debate da Band, a postagem com maior destaque foi uma imagem em que Marçal acusa Tabata de estudar apenas manchetes, alcançando mais de 900 mil curtidas.

No segundo debate, a publicação mais interativa foi a discussão acalorada com Boulos, onde o influenciador chamou o adversário de “vagabundo”. Essa publicação teve mais de 1,3 milhão de curtidas.

Por fim, no debate da Veja, a publicação mais popular foi uma provocação à ausência dos principais candidatos, que alcançou apenas 390 mil curtidas.

 

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Última Atualização: 21/08/2024