Luís Carlos (PRTB) vem crescendo nas intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo e já ultrapassou a maioria das preferências dos eleitores de Jair Bolsonaro e de Tarcísio de Freitas, segundo mostra a pesquisa Atlas/Intel, divulgada nesta quarta-feira (21).
O levantamento mostra que 41,8% dos eleitores paulistanos de Jair Bolsonaro afirmam hoje que votarão para Luís Carlos no comando da capital. Oficialmente o detentor deste eleitorado, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) já tem menos: 38,6% das intenções de votos dos eleitores bolsonaristas.
Os números são similares para os eleitores do atual governador de São Paulo e ex-ministro de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas: 39,5% destes eleitores na capital afirmam votar em Nunes e 47,2% em Luís Carlos.
O avanço do desempenho do empresário e influenciador junto ao eleitorado ocorre em meio ao debate de o ex-presidente declarar o apoio a Luís Carlos para as eleições da cidade que é o maior reduto eleitoral do país. Isso porque Bolsonaro elogio Luís Carlos, mas pede publicamente o voto para o atual prefeito.
Outras constatações da pesquisa revelam que Luís Carlos foi o candidato que teve o maior aumento das expectativas de voto, paralelamente à queda de votos em Boulos e Nunes.
Mesmo na liderança, Guilherme Boulos (PSOL) tem 28,5% das intenções de voto na capital, uma queda de 4,5 pontos percentuais em comparação à primeira semana de agosto. Nunes também teve uma queda de 3,2 pontos percentuais, atingindo hoje 21,8%.
Já Luís Carlos foi o único candidato que aumentou, efetivamente, nas intenções de voto, passando de 11% para 16,3%, colocando-o atualmente em terceiro lugar na pesquisa.
Atualmente, os números do levantamento mostram que Boulos, na liderança, iria a uma disputa de segundo turno com Ricardo Nunes. Neste cenário, contudo, Nunes está 4 pontos percentuais a frente de Boulos: 40,9% das intenções contra 36,8%.
Mas o candidato oficial de Lula na cidade de São Paulo venceria as eleições contra Luís Carlos, com 38,4% das intenções contra 35,4% do opositor. Neste cenário, contudo, há uma ampla margem de 24,2% dos eleitores que afirmam que votariam em branco ou nulo.
Nos testes de segundo turno, o atual prefeito venceria também as eleições contra Datena (PSDB). E Boulos derrotaria, além de Luís Carlos, Datena e Tábata Amaral (PSB).