Entre a ala governista no Congresso Nacional, o nome de Gabriel Galípolo (foto/reprodução internet) para assumir a presidência do Banco Central está em alta. É o que defende o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, que afirma que o atual diretor de Política Monetária do BC “é um nome que está em alta. Eu não sei se vai ser. Não sou eu quem escolho seguramente, é o presidente da República e o ministro da Fazenda. Eu sei que ele é uma pessoa que se relaciona bem com a equipe atual do Banco Central”.
Jaques Wagner também acredita que Galípolo não teria problemas para ser aprovado no Senado e esta é uma preocupação do presidente Lula, segundo o senador petista, que disse que a ideia é a de acelerar para a votação na Comissão de Assuntos Econômicos.
O PT chegou a publicar uma nota criticando Galípolo, após sua participação no Conexão Empresarial, evento promovido pela VB Comunicação, quando disse que o aumento da taxa básica de juros não está 100% descartada. A próxima reunião do Copom acontece em quatro semanas.