O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) usou suas redes sociais para criticar a atuação do presidente do Banco Central, o bolsonarista Ricardo Campos Neto, à frente do órgão. Para o parlamentar, os lucros dos bancos refletem uma política monetária que favorece o mercado financeiro em detrimento do desenvolvimento econômico do país.
“Sabe quem está ganhando dinheiro no Brasil? Os bancos. Os quatro maiores bancos tiveram lucros de R$ 28 bilhões no segundo trimestre, um aumento 13,4% superior ao mesmo período do ano anterior. Um absurdo! O presidente do Banco Central deveria regular os bancos, mas esse monopólio nunca foi combatido”, disse o parlamentar.
Zarattini, que é economista pela USP, destacou ainda que os bancos lucram em diversas frentes, incluindo operações de crédito, títulos de valores mobiliários e os recursos parados no Banco Central, que rendem juros elevados. Com a taxa Selic em alta, todas as operações financeiras ficam mais caras para os devedores, o que freia a economia e aumenta o custo da dívida pública.
“Campos Neto teve a cara de pau de vir à Câmara para justificar sua política de juros altos, juros que aumentam a dívida pública. Foram R$ 835 bilhões em pagamento de juros, mais do que o SUS, mais do que a Educação, mais do que o Bolsa Família”, afirmou o deputado.
Taxa de Juros
Atualmente, o Brasil tem a segunda taxa básica de juros real mais alta do mundo. Em junho, o Comitê de Política Monetária (Copom) encerrou o ciclo de cortes da Selic, iniciado em agosto de 2023, mantendo a Taxa Selic em 10,5% ao ano. No entanto, Campos Neto já sinalizou a possibilidade de elevação da taxa.