Câmeras de segurança filmaram o naufrágio de um iate de luxo, que deixou uma pessoa morta e seis desaparecidos na costa da Itália na manhã de segunda-feira (20), quando a embarcação foi surpreendida por um tornado raro. O incidente ocorreu perto de Palermo, na Sicília, e envolveu o iate Bayesian, de bandeira britânica, que transportava 22 pessoas, incluindo o bilionário britânico Mike Lynch.
O vídeo mostra o momento em que o mastro iluminado do iate foi lentamente entortando até desaparecer em meio à forte tempestade. A embarcação, que estava ancorada próximo à cidade de Palermo, virou devido aos ventos intensos e afundou a cerca de 50 metros de profundidade no Mar Mediterrâneo.
Questo è l’unico video che ho trovato dello yacht che affonda… #Porticello #Yacht #Bayesian #MikeLynch #Lynch pic.twitter.com/mXTjBibxfs
— Ríϲϲɑɾժօ Dҽíɑs (@RiccardoDeias) August 20, 2024
De acordo com a imprensa italiana, mergulhadores já localizaram o iate naufragado e avistaram corpos dentro da embarcação. As autoridades italianas enfrentam agora o desafio de resgatar esses corpos, com a operação de busca e resgate continuando ao longo desta terça-feira (20).
“O vento estava muito forte. O mau tempo era esperado, mas não nessa magnitude”, declarou um oficial da Guarda Costeira em Palermo à agência de notícias Reuters. A tempestade pegou a tripulação e os passageiros de surpresa, com muitos ainda dormindo em suas cabines no momento do naufrágio.
Angela Bacares e sua filha de um ano conseguiram escapar da embarcação após a mãe acordar com a água invadindo o iate. Quinze pessoas foram resgatadas com vida, mas o cozinheiro canadense a bordo, cujo nome não foi divulgado, não sobreviveu.
Lynch, fundador da empresa de software Autonomy, está entre os desaparecidos. Sua esposa, Angela Bacares, que é proprietária do iate, foi resgatada com vida. No entanto, o empresário e sua filha de 18 anos, que também estava a bordo, ainda não foram encontrados. Entre os desaparecidos estão também Jonathan Bloomer, presidente da Morgan Stanley International, e Chris Morvillo, advogado da Clifford Chance.
O naufrágio é parte de uma série de eventos climáticos extremos que têm atingido a Itália nos últimos dias, com tempestades e chuvas torrenciais causando inundações e deslizamentos de terra em várias regiões do país. A ocorrência de tornados no Mar Mediterrâneo é rara, o que torna o incidente ainda mais incomum e devastador.