Na primeira semana após a oficialização das candidaturas e o início das campanhas eleitorais nas ruas, os principais institutos de pesquisa do Brasil realizarão uma série de levantamentos para medir as intenções de voto nas principais capitais do país.
Entre os institutos que já registraram pesquisas na Justiça Eleitoral estão o Datafolha, Quaest e Atlas, com divulgação dos resultados programada para os próximos dias.
Em São Paulo, duas pesquisas já estão programadas em meio à intensa disputa eleitoral envolvendo o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). Ambos são apoiados por Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), e enfrentam adversários de fora do meio político tradicional, como José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB).
Vale destacar que o instituto Atlas deve liberar os resultados de sua pesquisa na quarta-feira (21), enquanto o Datafolha pretende divulgar seus números na quinta-feira (22), conforme informações do Globo.
O Atlas começou na semana passada a entrevistar 1.800 eleitores por meio de um questionário online, enquanto o Datafolha está conduzindo entrevistas presenciais em locais de grande movimento na cidade, com 1.204 eleitores a partir desta terça-feira.
No levantamento anterior do Datafolha, publicado em 8 de agosto, antes do debate na Band, Ricardo Nunes liderava com 23% das intenções de voto, seguido de perto por Guilherme Boulos, que tinha 22%. Datena e Marçal estavam empatados com 14% cada um, posicionados logo atrás.
Este novo levantamento do Datafolha é o primeiro de uma série de pesquisas encomendadas pelo jornal “Folha de S. Paulo” em parceria com a TV Globo, que também abrangerá as eleições no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Os resultados dessas capitais serão divulgados simultaneamente com os de São Paulo.
No Rio de Janeiro, 1.106 eleitores serão entrevistados a partir de terça-feira. A pesquisa buscará avaliar se o prefeito Eduardo Paes (PSD) mantém sua ampla vantagem na disputa e se Alexandre Ramagem, candidato do PL, conseguiu ampliar sua base de apoio entre os eleitores de Bolsonaro.
Além disso, outro ponto de interesse é se Tarcísio Motta, candidato do PSOL, conseguirá aumentar sua representatividade entre o eleitorado de esquerda da cidade. Na última pesquisa realizada pelo Datafolha no Rio, em julho, Eduardo Paes tinha 53% das intenções de voto, enquanto Motta e Ramagem apareciam com 9% e 7%, respectivamente.
Na próxima quinta-feira (22), o Datafolha também vai divulgar seus números para a corrida eleitoral em Fortaleza, em um levantamento encomendado pelo jornal “O Povo”. Serão entrevistados 644 eleitores de forma presencial.
No levantamento anterior, Capitão Wagner (União Brasil) liderava a disputa pela prefeitura com 33% das intenções de voto, à frente de José Sarto (PDT), André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT).
Fortaleza também será o foco de uma nova pesquisa realizada pelo instituto Quaest, a pedido da TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no estado. O instituto começou a ouvir 900 eleitores da capital cearense na segunda-feira.