Manifestação pública em apoio à Eletrobras e contra o acordo que abre caminho à privatização da empresa ocorrerá na próxima terça-feira (20)

O Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, CONVOCA Ato Público em protesto à inconstitucionalidade que levou à privatização da Eletrobras. Sindicalistas e movimentos populares se unem na terça-feira (20), na frente da sede da AGU – Advocacia Geral da União, em Brasília.

Uma das pautas do Ato tem como base a suspensão da regra inconstitucional que reduziu a participação acionária da União na Eletrobras, maior estatal elétrica da América Latina, a defesa dos trabalhadores e trabalhadoras e a segurança energética ameaçada pela privatização.

O modelo de participação acionária criado na gestão de Bolsonaro foi contestado por ação direta de inconstitucionalidade. Ou seja, há uma redução drástica dos direitos políticos da União, após a desestatização da companhia, ocorrida em 2022.

Essa inconstitucionalidade é um escárnio político e jurídico, em que a atual direção da Eletrobras está se aproveitando negativamente para derrubar as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho dos Eletricitários da Eletrobras, trazendo oportunidades para as demissões, redução salarial, retirada de direitos, o que tem acarretado o adoecimento físico e mental da categoria eletricitária.

Portanto, a partir das 9h30, do dia 20 de agosto, estaremos todos e todas em Brasília, na porta da Advocacia Geral da União (AGU) – Quadro 3 Lote 5, Brasília-DF.

Informações: Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE

Artigo Anterior

Votação Sabesprev | Prazo para inscrição de candidatos fecha em 23 de agosto

Próximo Artigo

Reforma tributária: "Redução automática do imposto nas transações afetará o fluxo de caixa das pequenas e microempresas"

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!