Ministérios ameaçam suspender provisões a pensionistas, abastecimento de água e conexões de internet, sob a pressão do Plano Orçamentário de 2025

A elaboração do Orçamento de 2025 causou uma crise entre ministérios do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com ameaças de paralisia de atividades e serviços públicos em função dos cortes planejados pela equipe econômica. Órgãos alegam que os recursos do Orçamento para o próximo ano, que será enviado ao Congresso no dia 30 de agosto, não são suficientes – o que pode prejudicar desde o atendimento da Previdência Social do País até provocar falta de água e internet em prédios da Presidência da República.

O governo Lula tenta manter os investimentos com o mesmo valor de 2024 no próximo ano, priorizando obras em andamento e o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Mas, para isso, decidiu cortar despesas administrativas de ministérios e autarquias, conforme documentos internos aos quais o Estadão teve acesso. Em resposta à reportagem, o Ministério do Planejamento e Orçamento afirmou que o projeto orçamentário está em processo de elaboração e não se manifestará antes do envio ao Congresso.

Fonte: Estadão

Artigo Anterior

Relatório da Campanha Contra a Violência no Campo revela escalada de tensões agrárias

Próximo Artigo

Ucrânia utiliza armas ocidentais para destruir ponte na Rússia

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!