Com irreverência e muita disposição os sindicatos de bancários da Bahia e Sergipe realizaram manifestações nas agências nesta quinta-feira (15/8), dia nacional de luta, para cobrar que bancos apresentem uma proposta completa para pauta de reivindicações. O objetivo é mostrar a insatisfação da categoria com a postura da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e pressionar por uma proposta concreta na próxima rodada de negociação marcada para o dia 20 de agosto.

“Essa atividade de hoje em todo o país é para mostrar para a Fenaban que os bancários estão mobilizados e não irão aceitar nenhum tipo de retrocesso. Nós queremos o reajuste com ganho real, um índice que vá além de zerar a inflação. Nós queremos uma PLR justa, já que os bancos têm lucrado bastante, queremos que pare o adoecimento da categoria em função das metas absurdas, que não tem como atingir, além de vários outros pontos do interesse da categoria”, ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, que participou das atividades em Salvador, juntamente com outros dirigentes da entidade.

Foram realizadas atividades nas bases dos sindicatos da Bahia, Camaçari, Extremo Sul da Bahia, Feira de Santana, Itabuna e Sergipe. Confira como foram os protestos:

Salvador

15.8.24 dia de luta proposta salvador fina ed77a

Em Salvador, as manifestações se concentraram nas agências do Santander, que ainda tem o agravante de demitir os funcionários para recontratar com CNPJ. Os protestos do Sindicato dos Bancários da Bahia atrasaram em uma hora a abertura das agências da Barra, Pituba e Tancredo Neves. Os diretores usaram bananas, como símbolo ao descaso das organizações financeiras às demandas da categoria.

Camaçari

15.8.24 dia de luta proposta camacari final 371c8

 

Em Camaçari, o Sindban visitou todas as agências da cidade, apresentando uma peça de teatro, para, de forma lúdica, alertar os clientes e bancários sobre a falta de respeito dos banqueiros ao processo de negociação para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

Extremo Sul da Bahia

15.8.24 dia de luta proposta extremo sul 7ae3c

Dirigentes do Sindicato dos Bancários do Extremo sul da Bahia paralisaram as atividades da unidade Santander, na cidade de Eunápolis até 12h desta quinta-feira (15/8). Os sindicalistas conversaram com os colegas, afixaram cartazes e dialogaram com os clientes. O banco tem sido sistematicamente denunciado, por práticas de assédio moral, pressão por metas abusivas e ameaças, o que tem gerado adoecimento crescente aos seus funcionários.

Feira de Santana

15.8.24 dia de luta proposta feira final 66dbe

O Sindicato dos Bancários de Feira de Santana retardou a abertura da agência Getúlio Vargas do Santander, no Centro da cidade. Com faixas e carro de som, os dirigentes sindicais denunciaram a política irresponsável do banco, que tenta de todas as formas burlar os direitos dos funcionários.

Itabuna

15.8.24 dia de luta proposta itabuna 40da6

 

Na manhã desta quinta-feira, os bancários de Itabuna realizaram uma paralisação de duas horas na agência do Santander, segurando bananas como forma de protesto. O ato, que contou com a presença de diversos trabalhadores, simboliza a indignação dos bancários diante do tratamento que estão recebendo da Fenaban. O gesto de “devolver as bananas” reflete o sentimento de desrespeito e frustração da categoria.

Sergipe

15.8.24 dia de luta proposta sergipe final d9e4a

Em Aracaju, o Sindicato dos Bancários de Sergipe retardou das 9h às 11h a abertura da agência do banco Santander, localizada na Avenida José de Faro. Com faixas e usando camisas padronizadas, os sindicalistas conversaram com clientes e os funcionários e funcionárias do banco e distribuíram o ‘Jornal do Cliente’, que denuncia que os bancos lucram muito, mas s continuam demitindo e fechando agências.

Informações: Feebbase.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 16/08/2024