Lula em entrevista à Rádio Gaúcha, em Porto Alegre (RS). Foto: reprodução

O presidente José Inácio Lula da Silva (PT) declarou que o governo de Nicolás Maduro na Venezuela configura um “regime desagradável” com um “viés autoritário”. A declaração foi feita durante uma entrevista à Rádio Gaúcha, em Porto Alegre (RS).

“Não acho que é uma ditadura. É diferente de ditadura. É um governo com viés autoritário, mas não é uma ditadura como conhecemos em vários países do mundo”, afirmou o petista.

Lula, no entanto, exaltou a importância da Venezuela para o Brasil. “O que eu acho é que a Venezuela é um país interessante para o Brasil, é um país que tem quilômetros de fronteira com o Brasil, um país com quem o Brasil chegou a ter US$ 5 bilhões de superávit comercial, é um país que pode ser um grande parceiro do Brasil na construção de uma força política no mundo”, disse.

O presidente também expressou sua discordância em relação à nota publicada por seu partido, o PT, logo após as eleições. “Eu não concordo com a nota, não penso igual à nota. Mas não sou da direção do PT. O problema da Venezuela será resolvido pela Venezuela”, destacou Lula.

Quanto à proposta brasileira de convocar novas eleições na Venezuela, Lula disse que “a oposição não gostou da ideia” e “o Maduro também não gostou”.

Vale destacar que o Brasil e outros países têm pressionado Maduro para a divulgação das atas eleitorais. Esses documentos, semelhantes aos boletins de urna brasileiros, são essenciais para garantir a transparência das eleições. Até o momento, o pedido ainda não foi atendido.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 16/08/2024