O advogado Luís Carlos Barbosa, coordenador do grupo jurídico Defesa da Democracia. Foto: reprodução

O advogado Luís Carlos Barbosa, coordenador do grupo jurídico Defesa da Democracia, defendeu nesta quarta-feira (14) o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes está sendo acusado, em reportagem da Folha de S.Paulo, de ter usado a estrutura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para obter informações e conduzir investigações contra aliados de Jair Bolsonaro (PL).

A matéria, assinada pelo jornalista Glenn Greenwald, atual ídolo dos bolsonaristas, afirma que o magistrado teria agido “fora do rito” ao investigar bolsonaristas nos inquéritos das fake news e das milícias digitais.

Segundo Barbosa, “Moraes está sendo atacado não por eventuais equívocos, mas por suas virtudes e pelo papel que desempenha na defesa da democracia e das instituições”. Ele também afirma que o objetivo final das acusações contra o ministro seria “reabilitar o bolsonarismo, e mais especificamente o Bolsonaro”.

Alexandre de Moraes é campeão de pedidos de impeachment no Senado
O ministro Alexandre de Moraes, do STF. Foto: reprodução

O advogado ainda criticou a comparação entre o caso de Moraes e a operação Lava Jato, qualificando-a como “desonesta”. “Tentativas de equiparar situações completamente distintas são esdrúxulas, desonestas, levianas e vis”, disse Barbosa. “É absolutamente incabível.”

Vale destacar que a Folha divulgou mensagens de WhatsApp entre auxiliares de Moraes que sugerem que a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) do TSE teria sido utilizada como um recurso investigativo para produzir relatórios a pedido de Moraes, sem a participação do Ministério Público ou da Polícia Federal (PF), para embasar decisões contra bolsonaristas no STF.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 14/08/2024