André Roncaglia assume cargo de diretor-executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional

O economista André Roncaglia será o próximo diretor-executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI). A indicação foi confirmada pelo Ministério da Fazenda nesta quarta-feira 14.

Roncaglia deve assumir o posto ao final de agosto, quando Afonso Bevilaqua retorna ao Brasil. Bevilaqua era o diretor-executivo no FMI desde 2019 e, segundo a Fazenda, deixa o posto após ter manifestado ao ministro Fernando Haddad a intenção de voltar ao País.

Nos bastidores, no entanto, a troca de Bevilaqua era cogitada desde o ano passado, quando foi alvo de reclamações do ex-presidente da Argentina, Alberto Fernandez, por, supostamente, dificultar as medidas em prol do país na instituição.

O novo diretor tem formação em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), instituição pela qual também se tornou mestre. Depois, Roncaglia tornou-se doutor em Economia do Desenvolvimento pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Profissionalmente, André Roncaglia é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pesquisador associado do Instituto Brasileiro de Economia, ligado à Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV) e colunista de CartaCapital.

O diretor brasileiro no FMI, importante citar, representa também um bloco de países, entre eles Cabo Verde, Equador, Guiana, Suriname, Haiti, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Timor Leste, Trinidad e Tobago.

O Brasil, na figura do presidente Lula (PT), tem defendido reformas no FMI com foco na ampliação da representatividade da instituição. Em um encontro recente entre o brasileiro e a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, Lula citou a posição:

Boa conversa com a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sobre desenvolvimento com inclusão social e a retomada da redução da pobreza no mundo. Também falamos da necessária reforma do FMI, para termos um Fundo Monetário Internacional mais representativo do mundo atual e… pic.twitter.com/0ronjdwBjv

— Lula (@LulaOficial) March 4, 2024

Artigo Anterior

Legislativo aprovou proposta de regulamentação da reforma fiscal

Próximo Artigo

Câmara Federal aprovou proposta de reforma tributária com alterações nos impostos sobre transmissões de bens imóveis e mercadorias

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!