México decide interromper diálogos com Lula e Petro sobre situação política na Venezuela

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que vai esperar uma posição da Justiça venezuelana para voltar a conversar com o presidente Lula e Gustavo Petro sobre a crise na Venezuela.

Em entrevista coletiva, Obrador descartou o diálogo com os líderes neste momento. “Agora não, porque vamos esperar que o Tribunal decida”, disse.

Os três países vinham articulando uma cobrança conjunta por mais transparência nas eleições venezuelanas. As três nações chegaram a divulgar dois comunicados conjuntos pressionando o presidente Nicolás Maduro. Segundo o trio, a verificação imparcial dos resultados significa respeito à soberania popular.

Na semana passada, o chefe do Conselho Nacional Eleitoral, Elvis Amoroso, entregou ao Tribunal Supremo de Justiça as atas das eleições, após Maduro pedir à Corte que “certifique” o processo, em meio a denúncias de fraude da oposição.

Em uma plataforma na internet, a oposição alega que Edmundo González Urrutia teria vencido Maduro por 67% a 30%. Por outro lado, na última sexta-feira, o CNE ratificou a vitória do chavista por 51,9% a 43% dos votos.

Artigo Anterior

Ucranianos recebiam ordens para abater civis russos

Próximo Artigo

Quando líderes bipartidários se alinharam para uma intervenção militar no Iraque

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!