A crise atual dos planos de saúde está sendo enfrentada de diversas maneiras.

Uma delas é a verticalização – planos passando a ter redes de hospitais para reduzir custos e fabricação de despesas.

A SulAmerica Saúde encontrou um modo mais disfarçado: o de dificultar o máximo que puder os pedidos de ressarcimento de consultas.

Consiste no seguinte estratagema:

  1. Exige que o pedido seja feito pelo aplicativo. E o ponto de partida é o cliente fazer um upload da imagem do RG; ou então fotografar o RG pelo próprio aplicativo. O formato exigido pelo aplicativo não é o mesmo do documento. O cliente perde horas e horas, sem conseguir completar sequer a primeira etapa do processo.
  2. Os mais insistentes recorrem ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e deixam uma reclamação. Com sorte, a pessoa é encaminhada para um atendimento em WhatsApp.
  3. Aí recomeça o jogo. Primeiro, tem que passar por um robô. Depois, por um robô humano. Ele passa um link especial, para poder acessar o serviço pelo computador.
  4. Aí entra-se na segunda etapa do processo. Quando chega-se na página de Reembolso, aparece uma janela com o título “Termo de Responsabilidade”. É só o título, que trava completamente a janela, impedindo de prosseguir com o pedido.
  5. Volta-se ao WhatsApp. A atendente humana pede para trocar de browser, que ela orientará a maneira de driblar o cartaz. Dois minutos depois, te deixa na mão, pois o sistema corta a conversa se ficar dois minutos inativa. Toca conseguir uma outra atendente, mais solícita, mas que não resolve nada. Em Chrome ou Safari, o travamento é o mesmo. E você não pode enviar a imagem da página travada, porque o WhatsApp da SulAmérica não aceita imagem.
  6. Ai você é avisado pelo SAC que tem um email na caixa de entrada, para encaminhar a solicitação. Você agrega imagens, relatos, mas o sistema trava. O e-mail avisa que o seu tempo venceu às 17 horas, por isso não pode continuar. E nem adianta explicar que ainda eram 12 horas, portanto faltando 5 horas para vencer o prazo.

A resposta é:

“Se necessário, agradecemos um novo contato através do Telefone ou Chat, para reiniciarmos o processo e prosseguirmos com o envio da evidência do erro”.

Aqui, o recado dando como prazo final 12.08.2024 às 17 horas.

Aqui, a resposta no dia 12 às 12:57

E aqui, a recusa por ter enviado o e-mail supostamente fora do prazo:

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Last Update: 13/08/2024