As vendas realizadas pelo varejo no período de 7 a 13 de setembro, em comemoração ao Dia dos Pais, apresentaram um crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período de 2023, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

O faturamento do comércio físico subiu 5,6%, enquanto o e-commerce teve um crescimento de 4,0%.

Setores ligados a presentes mostram alta

Os setores tradicionalmente relacionados a presentes registraram um aumento de 2,2% nas vendas, com Móveis, Eletro e Departamento crescendo 8,0% e Cosméticos e Higiene Pessoal com alta de 4,2%.

Além disso, outros setores do varejo, que não são diretamente ligados a presentes, mas podem ser influenciados pela data, como Supermercados e Hipermercados, apresentaram um crescimento de 12,2%.

Mudança nos hábitos de consumo

Luís Silva, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, apontou que o aumento nas vendas de supermercados sugere uma preferência por comemorações em casa.

Esse comportamento é reforçado pelo desempenho estável de Bares e Restaurantes, que não registraram crescimento no faturamento.

Ele também destacou que o segmento de Cosméticos e Higiene Pessoal reflete uma tendência crescente de autocuidado entre os homens, o que tem influenciado os tipos de presentes escolhidos.

Crescimento regional

Todas as regiões do Brasil registraram aumento nas vendas presenciais. O Sul liderou com uma alta de 10,9%, seguido pelo Norte com 6,9%, Sudeste com 5,5%, Centro-Oeste com 2,5% e Nordeste com 1,8%.

Em termos de estados, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foram os destaques, com crescimento de 12,3%, 10,8% e 9,6%, respectivamente.

Outras unidades da federação, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará e São Paulo, também apresentaram bons resultados.

ICVA e metodologia

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) é uma ferramenta que monitora mensalmente as vendas no varejo brasileiro em 18 setores diferentes, abrangendo desde pequenos lojistas até grandes varejistas, com um universo de cerca de 780 mil estabelecimentos.

O indicador é construído pela área de Business Analytics da Cielo, que utiliza modelos matemáticos e estatísticos para isolar variáveis como a participação de mercado e a substituição de cheques e dinheiro por cartões, refletindo a verdadeira dinâmica do consumo no ponto de venda.

É importante destacar que o ICVA não representa uma prévia dos resultados financeiros da Cielo, pois a empresa é impactada por diversas outras variáveis, tanto em termos de receita quanto de custos e despesas.

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Última Atualização: 13/08/2024