Uma pesquisa recente do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta segunda-feira (12), revelou que o ex-juiz da Lava Jato e atual senador João Moro (União Brasil-PR) é o favorito do eleitorado paranaense para a eleição ao governo do estado em 2026. No cenário principal pesquisado, Moro aparece com 41,3% das intenções de voto, destacando-se como o candidato mais forte na disputa.
A pesquisa simulou diferentes cenários para as eleições de 2026. No primeiro cenário, João Moro lidera com 41,3% das intenções de voto, seguido pelo atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), com 17,2%. Cida Borghetti (PP), ex-governadora do Paraná e esposa de Ricardo Barros, ex-líder do governo Bolsonaro na Câmara, aparece com 11,2%.
Alexandre Curi (PSD), primeiro-secretário da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa do Paraná, tem 9,2%, enquanto o ex-deputado Ênio Verri (PT) surge com 5,2%. O vice-governador Darci Piana completa a lista com 1,8% das intenções de voto.
No segundo cenário, que inclui o ex-deputado Marcelo Belinati (PP), João Moro mantém a liderança com 41,8%. Greca tem 17,9%, Curi aparece com 9,7%, Belinati com 8,8%, Verri com 5,2% e Piana com 1,7%.
Em um terceiro cenário, excluindo os candidatos do PP, João Moro aparece com 44,6% das intenções de voto, seguido por Rafael Greca com 19,8%, Alexandre Curi com 10,9%, Ênio Verri com 5,8% e Darci Piana com 2%. Este cenário sugere que Moro poderia vencer a disputa ainda no primeiro turno.
A pesquisa também avaliou a administração do atual governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), que recebeu a aprovação de 76,8% dos entrevistados, enquanto 19,8% desaprovam sua gestão. Ele é o nome mais lembrado pelos eleitores paranaenses para ocupar uma cadeira no Senado em 2026, seguido pelos deputados Felipe Barros (PL) e Gleisi Hoffmann (PT).
O levantamento foi realizado entre os dias 1 e 4 de agosto, com a participação de 1.508 eleitores de 64 municípios do Paraná. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.