Elon Musk e Donald Trump. Foto: Divulgação

Poucas horas antes da live entre Elon Musk e Donald Trump no X, a União Europeia (UE) advertiu o empresário por suas obrigações de moderação de conteúdos. Thierry Breton, comissário para o Mercado Interno da UE, enviou uma carta ao dono da rede social, destacando as responsabilidades de moderação e a investigação em curso sobre as práticas do X.

Breton lembrou a Musk que “com grande audiência vem maior responsabilidade”, ressaltando que os serviços da Comissão Europeia estarão extremamente vigilantes. A carta, compartilhada por Breton no próprio X, destacou que as obrigações de moderação se aplicam a todos os conteúdos acessíveis aos usuários europeus da plataforma.

“Os meus serviços estarão extremamente vigilantes e não hesitarão em utilizar todas as ferramentas à sua disposição, incluindo medidas de emergência, se isso ajudar a proteger os cidadãos europeus de riscos graves”, salienta o comissário no referido documento. “As obrigações aplicam-se a todos os conteúdos em X – incluindo o seu – que são acessíveis aos utilizadores europeus da Internet”, escreveu Breton.

A preocupação de Bruxelas é notável, especialmente considerando que um terço dos usuários do X reside na Europa. A live, que marca o retorno de Donald Trump à rede social após seu banimento em 2021, pode gerar uma onda de comentários e compartilhamentos que a Comissão Europeia teme serem prejudiciais.

Os investigadores estão monitorando de perto o evento, cientes de que qualquer atividade ilícita pode agravar a situação da plataforma, que enfrenta a possibilidade de uma multa de até 6% do seu rendimento anual.

O apelo à responsabilidade da UE também ocorre em meio a protestos anti-imigração no Reino Unido. Comentários de Musk, incluindo um sobre a “inevitabilidade da guerra civil” no país, têm gerado preocupação entre autoridades britânicas e europeias.

O grupo Renew do Parlamento Europeu enviou uma carta à Comissão Europeia pedindo que tomasse “todas as medidas possíveis e imediatas” para prevenir a disseminação de informações falsas no X, que, segundo eles, poderia contribuir para o aumento da violência política na Europa.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 12/08/2024