Durante o programa “Conexão GloboNews”, a jornalista Daniela Lima relembrou declarações polêmicas do ex-ministro Delfim Netto, que faleceu aos 96 anos nesta segunda-feira (12). Delfim, que já foi figura influente na política e economia brasileiras, deixou um legado controverso devido a algumas declarações. Uma das mais marcantes foi a comparação que ele fez entre empregadas domésticas e “seres humanos”, durante entrevista em 2011.
Ao revisitarem o tema, o comentarista Joel Pinheiro tentou esclarecer a fala do economista, afirmando que ele estava “elogiando” as trabalhadoras domésticas. Enquanto Daniela falava que foi uma ofensa, a apresentadora Leilane Neubarth, presente por um telão, não conseguiu esconder sua indignação. A reação dela viralizou nas redes sociais.
“A empregada doméstica, infelizmente, não existe mais, ela desapareceu. Quem teve este ser humano, teve. Quem não teve, nunca mais vai ter”, disse o economista da ditadura militar ao Canal Livre, da Band. Após a repercussão negativa, ele afirmou que “em momento algum desejou referir-se à classe das empregadas domésticas de maneira pejorativa”.
Já nesta segunda, Daniela destacou a frase do ex-ministro, citando que “100 mil livros na biblioteca não o impediram de chamar empregadas domésticas de seres humanos”.
Em resposta, Joel tentou passar o contexto correto da fala: “Você viu que ali ele estava elogiando também o fim do emprego doméstico. Ele estava vendo com bons olhos a ascensão. Mas usou uma expressão… Com certeza, da marca do seu privilégio”, argumentou, para espanto de Leilane. Veja:
A expressão da Leilane Neubarth após o Joel Pinheiro responder que a frase de Delfim Netto comparando empregadas domésticas a seres humanos, citada por Daniela Lima, era um elogio 👀 https://t.co/FoZfj48cV6 pic.twitter.com/PlkQInoSQt
— Jeff Nascimento (@jnascim) August 12, 2024
A expressão de incredulidade da apresentadora foi notada pelos telespectadores, que rapidamente comentaram nas redes sociais sobre o incidente. “Imagina você deixar a Leilane Neubarth constrangida com sua direitice”, comentou um usuário no X, antigo Twitter.
Outro internauta brincou: “Minha solidariedade aos outros repórteres que ouviram essa bizarrice do garoto dos órgãos”, em referência a um comentário de Joel que defendeu que pessoas pobres pudessem vender seus órgãos.
Imagina você deixar a Leilane Neubarth constrangida com sua direitice…
— Caio Almendra (@CaioAlmendra) August 12, 2024