Ativistas condenaram a aparição do ator de Hollywood e conhecido cientologista Tom Cruise na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris no domingo, 11.
Espera-se que o ator faça parte do show, o que representa um soco no estômago das vítimas dessa seita. De acordo com o site TMZ, Cruise, que assistiu a várias competições em Paris, inclusive à vitória dos EUA sobre o Brasil no futebol feminino, descerá do alto do Stade de France e pousará no campo carregando a bandeira olímpica oficial, relembrando o filme “Missão Impossível”.
Ele é o principal garoto propaganda dessa seita, ao lado do colega John Travolta. “O simples fato de estarmos falando sobre sua presença é um insulto às vítimas”, diz Catherine Katz, ex-juíza francesa que lidera a UNADFI, um grupo dedicado à defesa de vítimas de cultos. “É realmente uma mensagem ruim.”
Charline Delporte, presidente de outra associação, chamou isso de “uma desgraça”. Ativistas anti-culto como Katz e Delporte acusam os cientologistas de proselitismo em locais olímpicos, incluindo o Stade de France, ao norte de Paris.
O movimento se descreve como uma religião, mas é considerado um culto na França. A Miviludes, Mission Interministerial de Acompanhamento e Combate a Desvios Sectários, declarou ter recebido relatos de folhetos ligados à Cientologia sendo distribuídos por toda a cidade.
“Se você não sabe quem eles são, pode se apaixonar por seus grandes valores. Eles inventam que estão aqui para ajudar os viciados em drogas, mas na verdade fazem doutrinação”, diz Delporte.
A Miviludes alertou contra os “riscos de desestabilização psicológica, expectativas financeiras exorbitantes” e pessoas sendo separadas de suas famílias e amigos associados à Cientologia, cujos membros já foram condenados por fraude na França. O movimento abriu um centro em Saint-Denis, onde o Stade de France está localizado, em abril.
A Igreja da Cientologia, que foi fundada pelo escritor americano L. Ron Hubbard no início da década de 1950. A Cientologia está bem estabelecida em Hollywood e Los Angeles, onde cresce muito.
Hubbard foi condenado a quatro anos de prisão por fraude na França em 1978. Duas das principais estruturas do movimento na França também foram condenadas por extorsão em 2013.