Frio de 8°C em São Paulo. Foto: reprodução

O Brasil se prepara para enfrentar uma nova onda de frio na próxima semana, especialmente nas regiões mais ao sul do país. De acordo com o Climatempo, a formação de um ciclone extratropical em alto mar, em conjunto com uma alta pressão atmosférica sobre o território brasileiro, resultará na criação de uma massa de ar polar que trará ventos gelados. Esse fenômeno, chamado de “corredor de vento”, promete deixar as temperaturas ainda mais baixas, principalmente no início da semana.

Os dias mais frios estão previstos para segunda, terça e quarta-feira, com as temperaturas caindo drasticamente em várias regiões. No Mato Grosso do Sul, no oeste paulista, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os termômetros poderão marcar até 5°C abaixo da média para o mês de agosto.

A situação é ainda mais crítica no sul do Brasil, onde há possibilidade de geada entre o centro do Paraná e o sul do Rio Grande do Sul, na terça-feira (13).

Para este domingo (11), a previsão do tempo varia conforme a região do país. No Sul, o sol deve brilhar com poucas nuvens durante o dia, sem previsão de chuva, exceto no extremo sul do Rio Grande do Sul, onde a circulação de umidade provocada por um centro de baixa pressão sobre o oceano pode trazer chuviscos entre o fim da tarde e a noite.

No início da manhã, há condições para geada na campanha gaúcha, no norte, noroeste e na serra do Rio Grande do Sul, assim como no centro e oeste de Santa Catarina, e no sul e centro-leste do Paraná.

Previsão do tempo para os próximos dias. Foto: Climatempo

No Sudeste, o tempo estável predomina na maior parte das áreas, com exceção do norte do Espírito Santo, que deve enfrentar chuvas fracas ao longo do dia devido a ventos marítimos. Em outras regiões, o sol aparecerá entre nuvens, e há condições para geada em áreas da serra da Mantiqueira, entre o sul de Minas Gerais e a região do Vale do Paraíba, em São Paulo.

No Centro-Oeste, o clima segue firme e sem previsão de chuva. O sol deve aparecer entre pouca ou nenhuma nebulosidade ao longo do dia. No norte do Mato Grosso do Sul, haverá uma elevação significativa nas temperaturas, mas ainda permanecerão amenas.

Já no centro e sul do estado, a circulação de ar frio continuará a impedir o aumento das temperaturas, mantendo a sensação de frio e manhãs com índices termométricos baixos.

No Nordeste, os ventos marítimos contribuirão para a formação de nuvens carregadas sobre parte da costa leste, trazendo chuva fraca sobre o leste da Bahia e de Sergipe, além da região entre a costa de Recife (PE) e Natal (RN).

Na capital do Maranhão, São Luís, a chuva é esperada para o período da tarde. No entanto, áreas do interior de Alagoas, Ceará e Piauí terão tempo estável e sem condições de chuva.

Por fim, no Norte, as instabilidades aumentam sobre a região, favorecendo pancadas de chuva sobre o centro e norte do Pará, Amazonas, Amapá e Roraima. A previsão inclui também possíveis rajadas de vento e descargas elétricas durante esses eventos de chuva.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 11/08/2024