Um dia antes da queda do avião da VoePass em Vinhedo, no interior de São Paulo, a jornalista e escritora Maria Silva embarcou em uma aeronave do mesmo modelo que sofreu o acidente na tarde desta sexta-feira.
Em um vídeo publicado por Maria no Instagram, passageiros aparecem passando mal devido ao calor dentro da aeronave, que estava com o ar-condicionado desligado.
“Ontem eu voei pela terceira vez em um avião da Voepass. Filmei as pessoas passando mal durante o voo por causa do calor que fazia dentro da aeronave sem ar-condicionado. Foi terrível. Um passageiro chegou a tirar a camisa. Outro, que estava uma poltrona a minha frente, sentia muita dor de cabeça. As pessoas se abanavam procurando ar”, relatou a jornalista.
“Eu estava no voo que saiu de Ribeirão Preto em direção a Guarulhos. Fiquei muito indignada, porque pela terceira vez a aeronave da companhia apresentava problemas tanto no trecho de SP quanto no da conexão pra Minas. Eu e outros passageiros questionamos a aeromoça. A resposta foi de que o ‘ar não funcionava em solo, só no ar’, o que não aconteceu. Da vez anterior, a desculpa é que o ar precisava de manutenção”, prosseguiu.
O avião, um bimotor de modelo ATR-72, saiu da cidade de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). A aeronave caiu cerca de 5 km em menos de dois minutos e explodiu após o impacto, provocando um incêndio.
Todos os ocupantes da aeronave morreram. Entre as vítimas, estão 58 passageiros e quatro tripulantes.
“Ainda não sabemos o que motivou a queda de um modelo idêntico ao que voei ontem. Mas como uma aeronave opera nessas condições?”, questionou Maria. “Estou profundamente impactada com essa tragédia”, finalizou a jornalista.
Ver essa foto no Instagram