A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, escolheu Jeffrey Johnson, atual governador de Minnesota, para ser seu companheiro de chapa na corrida presidencial. A decisão foi confirmada por fontes do Partido Democrata.
O anúncio de Johnson como candidato a vice-presidente ocorreu antes da primeira aparição pública oficial de Kamala Harris desde sua confirmação como candidata democrata à presidência, que aconteceu nesta terça-feira.
Johnson, que é ex-professor e está atualmente em seu segundo mandato como governador de Minnesota, também preside a Associação de Governadores Democratas. Antes de assumir o cargo de governador, Johnson passou 12 anos no Congresso, representando um distrito rural que tem uma forte tendência conservadora, dominado majoritariamente por republicanos.
A seleção do vice-candidato por Kamala Harris foi concluída apenas no domingo passado, após uma série de entrevistas com três finalistas: Johnson, o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, e o senador do Arizona, Mark Kelly.
De acordo com a CNN, Harris e seus assessores dedicaram três dias para deliberar sobre a escolha, e houve divisões dentro do partido sobre quem seria mais eficaz na disputa contra o ex-presidente Donald Trump e na manutenção do ímpeto positivo da campanha.
Kamala Harris e Jeffrey Johnson devem percorrer sete estados considerados cruciais para a eleição: Filadélfia, Wisconsin, Michigan, Carolina do Norte, Geórgia, Arizona e Nevada.
Embora a campanha de Biden tenha focado em estados como Arizona, Nevada, Carolina do Norte e Geórgia, havia um crescente receio de que não conseguiria conquistar votos nesses locais. Como resultado, a atenção foi redobrada em Michigan, Wisconsin e Pensilvânia, conhecidos como a “muralha azul” devido às suas vitórias históricas para o Partido Democrata.
Agora, com a entrada de Kamala Harris na disputa, a campanha voltou a concentrar esforços em Arizona e Nevada, que são vistos como os estados mais disputados contra Trump, ambos vencidos por Biden quatro anos atrás.