Eluned Morgan assume o cargo de chefe do governo local na País de Gales nesta terça-feira (6), após ser eleita pelo Parlamento autônomo, sucedendo Vaughan Gething, que ocupou o cargo durante quatro meses.
Morgan, com 57 anos, foi confirmada como líder do Partido Trabalhista de Gales em julho, tornando-se a primeira mulher a concorrer ao cargo de chefe de Governo local.
O Senedd, com 60 cadeiras, confirmou a nomeação.
Gething, o primeiro negro a liderar o governo de uma nação europeia, renunciou após uma série de escândalos.
O líder trabalhista britânico e primeiro-ministro, Keir Starmer, descreveu a eleição de Morgan como uma “notícia fantástica” e destacou sua grande experiência para o cargo.
Morgan é membro do Senedd desde 2016 e fez parte do Parlamento britânico durante 15 anos.
Ela concorreu como “candidata de unidade” do trabalhismo galês, dividido após Gething ter aceitado uma doação de 200 mil libras (US$ 255.500, R$ 1,4 milhão) de um homem condenado por crimes ambientais.
O vazamento de uma mensagem telefônica sobre a questão levou a perda de um voto de desconfiança no Parlamento e à sua renúncia em 16 de julho.
No País de Gales, com 3,1 milhões de habitantes, o governo local é responsável por temas como saúde, educação e transporte.