O PSOL confirmou, na quinta-feira 1º, a candidatura de Tarcísio Motta à prefeitura do Rio de Janeiro. A vice será a deputada Renata Souza, também do PSOL.
Na cerimônia, Tarcísio destacou a importância da educação e do combate à desigualdade.
“Essas duas coisas, naturalmente, se relacionam. Na desigualdade, a discussão sobre habitação, enfrentamento à fome e à miséria”, disse. “Tudo isso é necessário fazer imediatamente, pois o Rio de Janeiro não pode esperar.”
A coligação inclui a Rede Solidariedade (que forma uma federação com o PSOL) e o PCB. “Vamos mostrar que é possível uma cidade que não se renda às milícias ou aos acordos”, declarou Tarcísio nas redes sociais.
Uma pesquisa Quaest divulgada em 24 de julho apontou o favoritismo do prefeito Eduardo Paes (PSD), candidato à reeleição. Ele soma 49% das intenções de voto e lidera a disputa com uma vantagem de mais de 30 pontos percentuais.
O candidato bolsonarista Alexandre Ramagem (PL) é o segundo colocado, com 13% da preferência, enquanto Tarcísio é o terceiro, com 7%. Ramagem e Motta estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro.