O Parque da Cidade, localizado na zona Sul de São Paulo, inaugurou quiosques inovadores feitos com blocos de plástico reciclado da Fuplastic.
Essas estruturas fazem parte do programa Empreendedorismo que Transforma, uma iniciativa da Brookfield Properties que promove a inclusão social ao proporcionar espaço para microempreendedores comercializarem seus produtos.
Seis microempreendedores foram escolhidos para participar do primeiro ano do programa no Parque da Cidade.
Os negócios, que atuam nos setores de alimentação e moda, têm origem em comunidades carentes e renda de até quatro salários-mínimos.
A maioria dos empreendedores são mães-solo negras com filhos em idade escolar e negócios já em andamento, conforme os critérios definidos pelo edital da iniciativa.
Ana Durigon, coordenadora de ESG da Brookfield Properties, destacou a importância dessa iniciativa para as comunidades: “Atualmente, 15 mil pessoas circulam pelo Parque da Cidade diariamente. A presença de microempreendedores nesse local aumenta a visibilidade das marcas e produtos, gerando renda e fortalecendo esses negócios. Com essa ação, buscamos contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, completou.
Isenção de custos e mentoria especializada
Nos primeiros seis meses, os microempreendedores terão isenção de aluguel, condomínio, IPTU e contas de consumo, aliviando a carga financeira inicial.
Além disso, receberão mentoria gratuita de Juliana Lourenço, fundadora do Conta Delas, uma assessoria contábil e hub de empreendedorismo feminino.
A mentoria incluirá treinamentos sobre gestão financeira, posicionamento de marca, atuação em redes sociais e técnicas de empreendedorismo, visando o crescimento e fortalecimento dos negócios.
Juliana Lourenço explica que o foco é oferecer suporte prático e relevante: “Queremos capacitar esses empreendedores para que possam gerir seus negócios de forma eficiente e sustentável, ampliando suas oportunidades de sucesso.”
Quiosques sustentáveis de plástico reciclado
As estruturas dos quiosques foram desenvolvidas com soluções inteligentes e sustentáveis, utilizando blocos modulares de polipropileno reciclado.
Esses blocos, fabricados a partir de embalagens, cadeiras, peças automotivas e brinquedos reciclados, são semelhantes a peças de montar gigantes.
Cada quiosque foi construído com 1.000 blocos, equivalentes a 500 kg de plástico pós-consumo, transformados em estruturas duráveis e modernas.
Construção inovadora e sustentável
Bruno Frederico, CEO da Fuplastic, exaltou a importância da construção sustentável: “É importante que as empresas repensem o impacto dos materiais na construção. O uso consciente e o descarte correto do plástico podem transformá-lo em bens duráveis, como esses quiosques”, disse.
Ele acrescentou que o projeto traz uma nova perspectiva para a utilização do plástico, demonstrando que ele pode ser um recurso valioso quando bem gerenciado.