A Anglo American está avançando com a construção da planta de filtragem de rejeitos no empreendimento Minas-Rio. A estrutura prevê a redução de até 85% do rejeito total para a barragem, contribuindo para o meio ambiente e a continuidade da operação de minério de ferro. O investimento total é de cerca de R$ 5 bilhões.

O diretor de Projetos da Anglo American, Euler Piantino, destaca que “a construção da planta de filtragem de rejeitos em nossa mina em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, é um passo importante para reimaginar a mineração e melhorar a vida das pessoas e os objetivos do nosso Plano de Mineração Sustentável. Esse processo vai oferecer benefícios ligados à sustentabilidade da operação, incluindo mais vida útil da barragem e continuidade do empreendimento Minas-Rio”.

A tecnologia de filtragem à vácuo separa a água que será reaproveitada no processo. Segundo o gerente de Projetos Capital da Anglo American, Luciano de Matos Filho, “a Anglo American está desenvolvendo estudos para filtrar 100% dos rejeitos do empreendimento e reaproveitar rejeitos já despejados, com objetivo de evitar a necessidade de utilização de barragem no futuro”.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/08/2024